Entre os dias 18 e 27 de outubro a cidade paranaense de Foz do Iguaçu será o endereço certo dos melhores atletas universitários do país. Em sua sexta edição, as Olimpíadas Universitárias (JUBs 2012) reunirá mais de três mil atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Serão nove dias de torneios em quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez). Referência no calendário esportivo nacional, as Olimpíadas Universitárias reuniram 194 Instituições de Ensino Superior durante a edição passada na cidade paulista de Campinas.
Neste ano, Amazonas e São Paulo são os estados com as duas maiores delegações. Paraná e Pernambuco vêm a seguir com 141 e o Rio de Janeiro será representado por 140 atletas. Rondônia, com 66 atletas, Amapá (52) e Acre (48) formam as três menores delegações. O handebol é o esporte com o maior número de atletas: 617. O esporte terá equipes de 26 estados, a única exceção é Rondônia. O único esporte com participação de todas as delegações é o futsal.
A união entre esporte e educação é uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que tem como objetivo contribuir para o crescimento pessoal de cada participante transformando o país em uma potência olímpica. Na página oficial dos jogos estudantis é possível acompanhar jogo a jogo a evolução das delegações por meio dos boletins gerais, programação e resultados: http://olimpiadasuniversitarias.cob.org.br
Preparativos
A Federação Universitária Paulista de Esportes está 100% focada nas Olimpíadas Universitárias. A delegação de São Paulo contará com aproximadamente 162 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e dirigentes.Os três times campeões na última edição das OUJUBs estão classificados e vão lutar pelo bicampeonato: o basquete masculino da Uni Sant’Anna e o handebol masculino e o vôlei feminino da Universidade Paulista. Além destes, também entrarão em quadra o futsal masculino da Anhembi Morumbi, o handebol feminino da Uni Sant’Anna e o basquete feminino, o futsal feminino e o vôlei masculino da UNIP.
Nos esportes individuais, a Universidade Paulista também predomina. São dela todos os atletas da natação e parte dos elencos de atletismo e judô, modalidades que divide com a Uni Sant’Anna. As duas instituições também enviarão um representante cada para o xadrez masculino, enquanto o feminino será formado por duas enxadristas da USP.
Já a delegação sergipana conta com 100 integrantes entre atletas, técnicos e dirigentes. Bem representado no atletismo, futsal, handebol, basquete, vôlei e xadrez o estado de Sergipe vai com força total na briga por medalhas. Na edição passada dos jogos em Campinas, os universitários sergipanos conquistaram boas posições nas modalidades handebol, futsal feminino e basquete masculino.
Com a intenção de brigar pelo lugar mais alto do pódio, a delegação de Santa Catarina competirá em todas as categorias coletivas. No Futsal, o feminino da UNESC e o masculino da UNOESC representam o estado. No basquete os representantes serão o mesmo do ano anterior e no vôlei a UNOCHAPECÓ se manteve no feminino, mas no masculino o estado será representado pela UNOESC. No handebol, a expectativa é de bons resultados com o feminino da FURB e masculino da UNOESC.