UNE PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE A INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

Promovido pelo Instituto Lula, evento reuniu diversos movimentos sociais

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e mais 36 movimentos sociais participaram, na manhã dessa terça-feira (28/8), em São Paulo, de um encontro promovido pelo Instituto Lula para debater os desafios e perspectivas da integração latino-americana.
O evento consistiu em uma grande roda de conversas sobre a importância da conexão entre os países latino-americanos, destacando importantes acontecimentos como o golpe de estado ocorrido recentemente no Paraguai, até o movimento #brasilcomchavez, em apoio à reeleição do atual presidente da Venezuela.
A fala de abertura da reunião ficou a cargo do diretor do Instituto, Luiz Dulci, enfatizando o objetivo central: garantir a participação de movimentos sociais e da sociedade civil no processo de integração da América Latina. Em seguida, o assessor especial internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, retomou um pedaço do histórico da política externa brasileira, juntamente com o ex-presidente Lula, abrindo o debate para todos os presentes.
Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o encontro marcou um laço muito forte entre as entidades do movimento social brasileiro. ‘’ Podemos dizer que estamos todos conscientes da importância da integração entre os países latino-americanos não só no âmbito econômico, mas também geopolítico’’, afirmou.
Ao longo do evento, a UNE deu destaque para o papel de instituições como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a questão da validação e reconhecimento dos diplomas internacionais.
‘’Muitos estudantes que se formam na Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), em Cuba, não têm seus diplomas aceitos nos países vizinhos, por exemplo’’, explicou Iliescu. Após quase quatro horas de conversas, ficou firmado o compromisso entre todos os presentes de aguçar o debate da questão latino-americana na sociedade brasileira, difundir cada vez mais a ideia da integração, e manter o diálogo em torno do assunto para que sejam realizadas experiências concretas.
‘’ O encontro conseguiu refletir a visão cada vez mais clara da necessidade da integração da América Latina, não só das economias, mas dos povos, das instituições, das diferentes culturas e de todo conhecimento produzido’’, finalizou Iliescu.

Na sua opinião, qual política de Assistência Estudantil esta em falta aos estudantes de Guarulhos?