CONSELHO ESTADUAL DA UEE-SP CONVOCA CONGRESSO DA ENTIDADE


Representando diretórios centrais e executivas de cursos de todo o Estado de São Paulo, lideranças estudantis participaram neste sábado (9/3), do Conselho Estadual de Entidades da UEE-SP. O encontro realizado no campus Vergueiro da Universidade Paulista teve como principal função determinar as resoluções que irão nortear os atos da entidade no próximo período. 
Entre elas, a convocação do principal fórum de deliberação do movimento estudantil paulista, o Congresso Estadual da UEE-SP, que em sua 11ª edição deverá reunir entre os dias 14 e 16 de junho, mais de dois mil estudantes para o processo de eleição de uma nova diretoria.
Entre as possíveis anfitriãs estão as cidades de Piracicaba, Americana, Rio Claro, Jaboticabal e Ibiúna, tendo a última um peso maior por se tratar de um local histórico para o movimento estudantil. Foi lá que em 1968, 720 estudantes foram presos por participarem do 30º Congresso da UNE, que, desde o início do regime militar, encontrava-se na ilegalidade. O local do encontro será definido pela diretoria executiva da entidade nos próximos meses.
Com o intuito de agregar o maior número possível de estudantes na luta pelo direito à memória, foi definida a realização durante o CONUEE-SP da 1ª audiência da Comissão da Verdade da UEE, iniciativa da entidade que visa esclarecer as repressões ditatoriais realizados dentro das instituições de ensino do Estado.

Regimento

Durante o conselho foi aprovado o regimento para o 11º CONUEE-SP com a definição dos membros que irão compor a Comissão Estadual de Credenciamento. Os estudantes eleitos durante a plenária do CEE-SP têm como uma de suas funções organizarem o processo de eleição dos delegados dentro das universidades. Eles também se reúnem durante os meses que antecedem o Congresso para verificar o andamento do evento.
Foi definido ainda que os credenciamentos de delegados sejam realizados no dia 08 de junho de 2013 na sede da entidade (Rua Vergueiro, nº 2.485, Vila Mariana, São Paulo-SP). Os delegados possuem papel importante para a democracia do Congresso. Ele é o participante que foi eleito em sua faculdade, possuindo assim direito de voto nas plenárias finais.

Resoluções

As lideranças estudantis aprofundaram ainda mais o debate sobre as políticas educacionais realizadas no Estado. Entre elas, o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP), criado, segundo o Governo de São Paulo, com o objetivo de promover o equilíbrio entre os percentuais de participação sócio-étnica na população e as matrículas no ensino superior público paulista. 
Os estudantes se posicionaram contra a criação do programa, assegurando a construção de uma mobilização avessa à iniciativa. “Certamente o Congresso da UEE-SP será tomado pelo debate dos novos rumos das universidades públicas do Estado de São Paulo, por isso é importante que a gente se coloque contra este projeto apresentado pelo governo, construindo com a classe estudantil uma mobilização contrária maior”, ressaltou o presidente da entidade, Alexandre Silva. 

Na sua opinião, qual política de Assistência Estudantil esta em falta aos estudantes de Guarulhos?